Somos o Partido Liberal Social português. Conhece aqui a nossa identidade nas diferentes vertentes.
A nossa identidade visual evidencia o nosso posicionamento político, reforçado pela utilização das cores amarelo, laranja e verde.
- O amarelo representa o nosso posicionamento liberal.
- O laranja representa o nosso posicionamento social.
- O verde representa o nosso posicionamento ecologista.
A marca comunica o posicionamento político do partido através do logo minimalista que transmite Confiança, Transparência, Pragmatismo, Objetividade, Simplicidade e Urbanidade.
Ao fazermos política temos que escolher a orientação ideológica que nos servirá de guia. Nós escolhemos o Liberalismo Social. É ele que nos servirá de referência principal para as nossas escolhas políticas.
O Liberalismo social traz, a dinâmica liberal e o estado de bem-estar, associada aos países mais desenvolvidos, garante de uma vida digna e com oportunidades para todos.
O oposto de Liberal é Autoritário. O oposto de Conservador é Progressista. O oposto da Direita é Esquerda. O Partido Liberal Social não é opositor por princípio a um Conservador, ou a um Progressista ou qualquer outro posicionamento, mas sim a todas as formas de autoritarismo, venham elas de onde vierem.
Somos oposição aos autoritarismos de Esquerda, de Direita, Conservadores, Progressistas, Coletivistas ou Socialistas. Porque o autoritarismo é uma forma de imposição de restrição da liberdade individual, que o Liberalismo defende como princípio basilar.
Cada cidadão tem as suas convicções com posicionamentos diversos nos diferentes 3 eixos (Liberal / Autoritário - Conservador / Progressista - Direita / Esquerda). Cabe aos liberais respeitar as diferenças, defendendo prioritariamente a liberdade individual.
Como liberais subscrevemos plenamente os princípios contidos no Manifesto de Oxford, no qual encontramos inspiração para demonstrar que o liberalismo é capaz de trazer mais liberdade a cada ser humano, essencial para alcançar um mundo em que cada pessoa possa decidir como quer viver.
- Liberais
- Sociais
- Ecologistas
- Democratas e Pluralistas
- Reformistas
- Europeus e Atlânticos
- De governo
- De Compromissos
- De proximidade
- Pragmáticos
- Atentos ao Mundo
- Portugueses
- Autoritários
- Coletivistas ou Socialistas
- Populistas ou Demagógicos
- Anarquistas ou Negacionistas
- Centralistas ou Estatistas
- Fascistas ou Comunistas
- Um partido só de protesto
Somos Liberais porque somos apaixonados pela liberdade individual, expressa nas liberdades sociais, económicas e políticas, de cada cidadão, pela diferença de opiniões e pelo respeito por essa diversidade.
Somos Sociais porque temos um olhar atento sobre a sociedade, sobre as suas dinâmicas, na procura de uma sociedade em que todos têm oportunidades e que garante a dignidade da pessoa humana.
Somos Ecologistas porque defendemos o estudo e preservação dos ecossistemas, garantindo ainda a sustentabilidade da atividade humana, através da ciência e da inovação, na procura de um equilíbrio com a natureza que nos envolve.
Somos democratas e pluralistas, no respeito pela liberdade de expressão, separação de poderes e pelo estado de direito, garante que a vontade popular é assegurada pelo voto.
Temos ímpeto reformista na governação, com um espírito inovador, na procura de novas soluções que aportem melhor desempenho social e económico e respondam às mudanças e desafios, que o mundo apresenta em cada momento.
Somos europeus e atlânticos, privilegiando as parcerias internacionais com os nossos aliados, que nos aportem a todos oportunidades económicas, sociais e culturais.
Somos um partido com vocação de governo, fazendo política consequente, que se traduza em mudanças efetivas rumo à liberdade e ao bem-estar dos cidadãos, correndo o risco de governar e não se refugiando no conforto do protesto simples.
Valorizamos a abertura ao diálogo e à criação de compromissos, permitindo a construção de soluções colaborativas e a superação de desafios, sem abrir mão dos nossos princípios, que devem sempre guiar nossas ações e decisões.
Queremos fazer política de proximidade aos cidadãos, garante do conhecimento das suas necessidades e de respostas adequadas.
Somos pragmáticos, focados em ações concretas e efetivas, atendendo às necessidades e resolvendo os problemas reais dos cidadãos, promovendo soluções práticas que gerem impactos positivos e duradouros em suas vidas quotidianas.
Temos o mundo como uma fonte rica de conhecimento, inspiração e exemplos de boas práticas tanto na esfera política quanto na gestão, aproveitando essas referências para fomentar a aprendizagem e a melhoria contínua.
Valorizamos e respeitamos as particularidades e idiossincrasias da realidade portuguesa, desenvolvendo soluções políticas ajustadas às nossas necessidades específicas e que reflitam a nossa identidade e contexto único.