Procura aqui a estrutura local mais próxima de ti e se estiveres motivado para ser um agente de mudança, junta-te a nós. As estruturas estão divididas em Núcleos Autárquicos, Núcleos Regionais e Núcleos Internacionais. Se tiveres dúvidas envia email para nucleos@partidoliberalsocial.pt.
Ao nível regional o partido organiza-se em Núcleos Regionais, por cada Região Autónoma, dedicados exclusivamente à política regional.
Núcleos em constituição:
Açores
Madeira
Ao nível internacional o partido organiza-se em 2 Núcleos, por cada círculo eleitoral, dedicados à representação do partido no estrangeiro.
Podem os Núcleos também criar Equipas de País e Equipas Descentralizadas, por cidades ou regiões, estando assim mais próximo das comunidades portuguesas.
Núcleos em constituição:
Europa
Fora da Europa
Ao nível autárquico o partido organiza-se em Núcleos Autárquicos, por cada concelho, podendo ser ilhas nas Regiões Autónomas.
Os Núcleos Autárquicos podem depois agregar-se em Equipas Intermunicipais, para coordenar ações e políticas supra-municipais, e participam todos do Fórum Autárquico, a estrutura de debate sobre temas autárquicos.
Internamente o Núcleo é gerido pela Equipa de Coordenação, eleita no Plenário do Núcleo, que também pode criar Equipas de Freguesia, para gestão da política de cada Junta e Assembleia de Freguesia, e Equipas de Juventude, para gestão de atividades junto da comunidade local mais jovem.
Núcleos Autárquicos em constituição:
Açores
Aveiro
Beja
Braga
Bragança
Castelo Branco
Coimbra
Évora
Faro
Guarda
Leiria
Lisboa
Madeira
Portalegre
Porto
Santarém
Setúbal
Viana do Castelo
Vila Real
Viseu
O nosso compromisso com a descentralização aplica-se tanto à gestão interna do partido, como à forma como fazemos política para o país.
O Partido Liberal Social defende a autonomia dos Núcleos, permitindo-lhes atuar de forma independente na sua ação política local. Os Membros de cada Núcleo gerem-no com autonomia responsável, em conformidade com a Declaração de Princípios, o Programa Político e os Posicionamentos aprovados no Conselho Nacional do Partido Liberal Social.
Os Núcleos Regionais escolhem os seus candidatos às Regiões Autónomas, promovendo o liberalismo social nos Açores e na Madeira.
Os Núcleos Autárquicos selecionam os seus candidatos autárquicos, traduzindo o liberalismo social na prática política local.
Além disso, os Núcleos Autárquicos partilham experiências entre si, nas Equipas Intermunicipais, respondendo às necessidades das comunidades, que vão além das fronteiras concelhias.
O Fórum Autárquico constitui um espaço de debate entre todos os autarcas liberais sociais,
promovendo uma dedicação ao serviço público local, que sirva de exemplo para toda a sociedade.